quarta-feira, 23 de junho de 2010

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO AO TRABALHADOR (PAT)

O Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT foi instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14 de janeiro de 1991, que priorizam o atendimento aos trabalhadores de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até cinco salários mínimos mensais.
Este Programa, estruturado na parceria entre Governo, empresa e trabalhador, tem como unidade gestora a Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (MET,PAT on line, 2010).
O Programa de Atenção ao Trabalhador, tem como objetivo facilitar a alimentação do trabalhador, melhorando o aporte energético e protéico de suas dietas (BANDONI,H. Daniel,et al. 2006).
Atualmente mais de oito milhões de trabalhadores são diretamente beneficiados pelo PAT. A organização Mundial da saúde considera o local de trabalho um ambiente que oportuniza os trabalhadores a fazerem escolhas saudáveis no que diz respeito a alimentção (BANDONI,H. Daniel,et al. 2006).
O PAT tem como objetivo central, melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores com a inteção de melhorar a qualidade de vida, reduzir acidentes de trabalho e aumentar a produtividade (BANDONI,H. Daniel,et al. 2006).
Em um estudo realizado em empresas cadastradas no PAT, na cidade de São Paulo, no qual foram aplicados questionários semi-estruturados com (70)gestores locais(responsáveis pela alimentação do trabalhador), indicou que 60% dos gesteros expressaram desconhecimento sobre o programa e seus objetivos o estudo conclui que os gestores necessitam conhecer tanto o objetivo do programa como ter a consciência de promoção da saúde que o programa faz (BANDONI,H. Daniel,et al. 2006).
O PAT é um programa que quando bem administrado e realizado com seriedade pelas empresas, torna-se um programa extremamente importante no que diz respeito a promoção da saúde do trabalhador, pois uma alimentação balanceado, saudável concerteza previne possíveis doenças crônicas não transmissíveis como Diabetes Mellitus, Hipertensão, Obesidade dentre outras.


Referências:

BANDONI,H. Daniel, et al. Programa de Alimentação do Trabalhador:representações sociais de gestores locais. Revista de Saúde Pública, 40(5),837-42,2006.

BRASIL, Ministério do Trabalho e Emprego.Disponível em: http://www.mte.gov.br/empregador/pat/ acesso em 21/06/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário